Sobre Nós
A Alfa 5 foi fundada em fevereiro de 1993 (ou 1994, segundo algumas fontes) por oficiais militares seniores ou reformados, sendo majoritariamente operada pela ENDIAMA, a empresa estatal de diamantes de Angola.
Conselho de Administração
Ventura Francisco
Presidente do Conselho de Administração
Francisco Guerra
Administrador para Operações
Alfredo Jorge
Administrador para Administração e Finanças
A Nossa História
Fundação
1993
Constituição da Alfa 5, empresa pioneira em segurança privada em Angola.
Assinatura do primeiro contrato
1995
Rubricou-se o primeiro contrato de Prestação de Serviços de Segurança, com a UNAVEM (Instituição das Nações Unidas para a paz em Angola).
Assinaturas de grandes contratos
1996 - 1998
Assinatura dos contratos com os Projectos Catoca - Saurimo/Lunda Sul, Penze - Nzagi - Lunda Norte, Projecto Luzamba-Lunda Norte, Barragem de Capanda, em plena fase do conflito armado no país, apetrechados com armas de artilharia e carros blindados (não convencional para uma empresa de segurança privada) partilhando as trincheiras com as FAA, efectuando escoltas de colunas de trabalhadores e produção de grão, a exemplo dos Projectos Catoca, Nzagi e Luzamba, para a defesa dos objectivos económicos.
Crescimento do Capital Humano
ALFA 5-SA atinge a marca de 1420 efectivos.
Afirmação e Certificações
Para elevar a qualidade dos seus serviços e afirmar-se num novo mercado, a ALFA 5 contou, durante 4 anos, com mais de 100 consultores sul-africanos em formação e operação. Esse investimento valeu-lhe reconhecimento nacional e internacional, incluindo o certificado Arch of Europe pelo profissionalismo, qualidade e tecnologia, atribuído por uma organização internacional em Frankfurt, Alemanha. Paralelamente, a ALFA 5, SARL foi convidada a assinar um Acto de Compromisso de Qualidade para reforçar a sua performance e posicionar-se para prémios de maior prestígio.
Momentos de viragem
Nesta árdua tarefa de defesa dos interesses da empresa e da pátria, como consequências, a ALFA 5 perdeu vários colaboradores através de emboscadas, ataques às bases das suas forças e em minas anti-tanques. Para o reforço da capacidade defensiva dos objectivos a proteger, houve necessidade de se formar uma força especial na ALFA 5, com a designação de GAE – Grupo de Acção Especial, que foi uma mais-valia, enquanto instituição de segurança auxiliar dos órgãos de defesa e segurança. A grande crise económica e financeira de 2008, que assolou o mundo dos diamantes, atingiu o País e a ALFA 5 não ficou de fora, tendo sido levado por arrasto, visto que mais de 80% dos seus clientes faliram.
Contributo Social e Institucional
Na valorização e reconhecimento dos sacrifícios consentidos pelos trabalhadores que perderam seus membros inferiores, em prol das actividades da empresa e da pátria, após recuperação, foram reintegrados no quadro de efectivos e capacitados para as actividades administrativas na ALFA 5-SA.
ALFA 5 hoje
Actualmente a Alfa 5 tem uma nova Gestão Administrativa e conquistou ao longo dos 32 anos de experiência um posicionamento no mercado que o tempo não apaga. Como resultado satisfatório para os colaboradores, ergueu uma nova Sede que representa a Força, Disciplina e Integridade das Equipas que a compõem. Tem vindo a melhorar quer na área operativa, administrativa e financeira, conta com mais de 1200 trabalhadores, meios e equipamentos necessários para o desenvolvimento das actividades.
Capital Humano
COM UM TOTAL DE
1260
COLABORADORES1210
OPERATIVOS
Onde Estamos
Estamos presentes em diversas áreas do nosso país
-
●
Lunda-Sul
Saurimo, Catoca, Luele; -
●
Lunda-Norte
Dundo, Lucapa, Nzagi, Cuango; - ● Malange
- ● Luanda.